Namastê! Nossa loja virtual com 25% OFF para compras a partir de R$250
tigela com masserador e pétalas para aromaterapia

O que você precisa saber sobre aromaterapia

O que é então aromaterapia e quais seus princípios básicos? O que significa dizer que os nossos produtos são “aromaterapêuticos”? Como podemos utilizar essa técnica poderosíssima no nosso dia a dia, sem excessos e com responsabilidade? Quais são os benefícios reais para nossa saúde e bem estar?

Nesse post você vai aprender sobre:

NOS REGISTROS DA HISTÓRIA, A AROMATERAPIA SE INICIOU…

Não se sabe ao certo a data exata de seu surgimento, uma vez que o uso de flores e ervas é aplicado pelo ser humano em banhos, chás, massagens, defumações e até mesmo na culinária desde os primeiros registros da humanidade.

O uso de substâncias aromáticas acompanha o desenvolvimento de diversas culturas ancestrais, quando o homem começou a se organizar em tribos, a cultivar plantas, a domesticar animais e a fazer fogo para assar a caça e se aquecer. E como cada madeira, cada erva, folha ou flor que contenha um pouco de óleo essencial em sua estrutura vegetal libera uma névoa aromática e duradoura no ambiente quando queimada, o homem passou a sentir cheiros à medida que usava o fogo.

Tendo no olfato seu sentido mais desenvolvido, o homem primitivo pôde sentir novos cheiros e explorar novos recursos, umas vez que as condições de vida existentes eram bastante propícias a odores desagradáveis, pois além daqueles exalados pelo corpo humano, havia os decorrentes da decomposição de restos de comida e caça. Uma defumação em um ambiente amenizava os odores desagradáveis e promovia a sua limpeza.

O movimento da busca, as descobertas, o aperfeiçoamento com o intuito de possuir, sentir e desenvolver os perfumes da natureza estiveram presentes em todas as civilizações antigas.

PRINCÍPIOS DA AROMATERAPIA

Em sua jornada pela manutenção da vida, o homem passou a desenvolver cada vez mais formas de evitar odores desagradáveis e a explorar novas técnicas de uso dos componentes aromáticos de origem vegetal e natural.

Para essas técnicas, damos o nome de Aromaterapia: Práticas que exploram, beneficiam e desenvolvem a saúde humana através do uso do componente aromático de caules, folhas e flores, conhecido como Óleo Essencial.

Três princípios definem melhor a prática em Aromaterapia

  1. Só é aromaterapia aquela prática de saúde ou beleza na qual se utiliza o óleo essencial como ativo principal da técnica.
  2. A técnica não pode conter nenhuma outra substância que altere a característica natural da atividade do óleo essencial.
  3. O resultado esperado é proveniente da propriedade da planta que o óleo foi extraído.

Podemos então dizer que aromaterapia é uma técnica que explora os efeitos dos óleos essenciais no corpo físico e nas emoções, através do simples ato de respirar ou do toque na pele, beneficiando o corpo de maneira holística e não somente a área afetada.

COMO A AROMATERAPIA PODE BENEFICIAR NOSSO CORPO?

Quando começamos a falar em aromaterapia percebemos que existe um mundo aromático invisível, que atua de diversas formas. Seus efeitos podem ser percebidos em diversos sistemas do corpo:

  • Sistema cutâneo: hidratação, proteção, cicatrização.
  • Sistema digestivo: Estímulo à uma digestão tranquila, alívio de azia, dores no estômago e flatulência, melhor assimilação de nutrientes.
  • Sistema respiratório: limpeza e purificação, estímulo ao metabolismo, descongestionante.
  • Sistema nervoso: equilibrante, relaxante para tensões nervosas físicas e mentais, insônia, agitação e ansiedade.
  • Sistema límbico: estímulo à glândula pineal, memória, sentimentos, equilibrante.
  • Sistema reprodutor: fertilidade, libido, afrodisíaco, frigidez, tensão pré menstrual, menopausa.
  • Sistema circulatório: vasodilatação, vasoconstrição, estímulo do metabolismo, limpeza e desintoxicação, fortalecimento dos vasos sanguíneos.

QUAL A MELHOR MANEIRA DE UTILIZAR A AROMATERAPIA DIARIAMENTE?

Como já falamos no post sobre óleos essenciais, cada óleo essencial carrega de maneira concentrada propriedades e benefícios da planta que foi extraído, e aliados às técnicas da aromaterapia, podemos explorar de uma maneira 100% natural seus benefícios para o corpo físico e para as emoções com um resultado inquestionável e muitas vezes imediato.

Para nos beneficiarmos de todas essas propriedades, não podemos utilizar os óleos essenciais puros sobre a pele, uma vez que eles são extremamente concentrados e em alguns casos podem ser prejudiciais.

Então, a melhor maneira para se utilizar a aromaterapia diariamente é através da correta concentração de óleos essenciais em uma base vegetal, ou seja, óleos e manteigas vegetais sem adição de componentes sintéticos.

COMO A AMETISTA PROMOVE O USO CORRETO DA AROMATERAPIA

Pensando nisso, unimos todas essas informações e desenvolvemos através de técnicas da cosmetologia ancestral e artesanal, possibilidades de promover o uso da aromaterapia por meio do uso diário de biocosméticos. Produzindo cosméticos com matérias primas naturais e que não contenham nenhuma substância que altere as características naturais da atividade dos óleos essenciais.

Dessa maneira, possibilitamos o uso de óleos e manteigas vegetais que muitas vezes não encontramos no atual mercado, agregando ambos benefícios com os da aromaterapia.

Veja a seguir alguns exemplos da aromaterapia aliada com os benefícios

  • Ao utilizar os nossos sabonetes durante o banho, além de agir no seu corpo físico, o aroma é o principal fator para te proporcionar o equilíbrio desejado. Por exemplo: o sabonete de menta, tem um aroma descongestionante e estimula a circulação além de aliviar dores físicas ligadas à tensão. E quando utilizado pela manhã proporciona sensação de ânimo, tirando o sono matinal.
  • No creme corporal de Lavanda, você hidrata profundamente sua pele de maneira prolongada e duradoura amenizando manchas e nutrindo a pele cada vez mais. Ao mesmo tempo os óleos essenciais de duas espécies da lavanda relaxam a mente, trazem sensação de confiança e ainda aliviam o stress. São eficazes em tratamentos de insônia e ainda aliviam dores de cabeça!!
  • Os nossos cremes dentais, além de possuírem funções limpadoras para os dentes e toda região da boca também são cicatrizantes, antibacterianos, tratam aftas e são analgésicos para dores de dente.
  • No sabonete facial, além de limpeza profunda, e regeneração celular você se beneficia de um blend que ameniza cicatrizes, atenua e previne linhas de expressão, deixa a pele macia e saudável e ainda tem um aroma delicado, purificador e relaxante para qualquer hora do dia.
  • Todos produtos proporcionam os benefícios dos óleos e manteigas vegetais, inclusive os sabonetes que são feitos através da saponificação. Aliado à essa base vegetal, todos os produtos proporcionam os benefícios da aromaterapia.

Por hoje é isso pessoal. Se tiverem alguma dúvida ou algo a acrescentar sobre, deixem aí nos comentários.
Gratidão por chegar até aqui, até semana que vem!!

Share this post

Comment (1)

  • Maria de Lourdes Souza Oliveira Reply

    Que trabalho inspirador é lindo. A escrita escorrega suave, conteúdo, história e beleza. Abraços carinhosos

    10 de fevereiro de 2018 at 9:45 AM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *